sábado, agosto 04, 2007

FRASES

"Se quiserem brincar com a democracia, ninguém

sabe nesse país colocar mais gente na rua do que eu".

Presidente Luís Inácio Lula da Silva


PISANDO PRA SUBIR QUE


O FUNIL TÁ ESTREITANDO

E tu, firme no movimento CANSEI? Vais ver como terás ainda que cansar pela vida afora, porque essa cambada que cansou, cansou mesmo de esperar pelo OSSO! Vai por mim!E a nossa governadora está desentocando dez mil professores em desvio de função. Ela está até certa, mas devia cobrar também os impostos que os bancos devem ao Estado, isso é grana preta!!.
Por isso, amigo, não te iludas em apoiar esses movimentos de ocasião, quando as eleições estão chegando. Eu só queria que alguém me explicasse por que os ladrões do PT são piores que os outros. Se alguém me provar isso, eu dou o braço a torcer. Eu nunca tive partido, tive preferência por pessoas e idéias. E gente que foi muito pobre e melhorou de vida trabalhando muito, sempre vê com maus olhos os pobres que conseguiram muito mais de uma forma que lhes parece "injusta". O que ocorre, na verdade, é o medo de voltar à antiga condição,. o pavor de olhar pra baixo e pensar que pode cair. A pior classe social é aquela que recém saiu da base da pirâmide. O medo de despencar outra vez impulsiona lógicas que beiram ao mais bizarro modo de julgamento. E então, respeitadas as exceções, fazem qualquer negócio pra fincar pé no degrau alcançado e chutam os que vêm subindo pra manter a posição. Pois o inferno fervente logo abaixo ainda esquenta o traseiro e não deixa esquecer o perigo. Já quem subiu mais acima, pode contar com essa couraça protetora e respirar mais aliviado. Entretanto, dado o perigo desses governos que resolveram remexer o caldeirão raspando a colher no fundo, inventando de dar o que os outros chamam de bolsa esmola, fazendo o que os outros chamam de demagogia, enfim dando uma olhadinha mais pra baixo, o que já rendeu mais de 50 por cento dos votos válidos, o jeito foi começar um ataque maciço com toda a sociedade que gosta de manter seus privilégios e tá se lixando pro povão. Pra que NUNCA mais ESTA GENTE, como falou aquele senador catarinense, venha a ocupar a cadeira da presidência.
E eu até acho que sou parte de uma média mais pra remediada, haja visto o jeito em que andam as coisas, mas na verdade nem sei direito. A diferença é que não sou mau caráter e que não tenho tradição de pobreza. Mas que bicho é isto? tu vais me perguntar. Quero dizer com isso que tenho algum avô e bisavô que foram pessoas com certa posição. Eu nunca tive dinheiro mas , no tempo em que alguma herança de prestígio social contava, eu, por conta disso, não me sentia rejeitada na sociedade em que vivia, ainda tinha uma casa pra morar, não tinha cara de fome, minha avó ainda tinha umas terrinhas que ia vendendo. Sempre sobrava algum vestido que ela fazia pra mim. Entendo a pessoa que ficou na periferia e se sentiu menosprezada. Isso marca muito. Porque todos sabemos da discriminação de que são vítimas pessoas humildes, haja visto a declaração do Boninho, um rapaz divertido que confessou que jogava ovos nas prostitutas, dos rapazes que espancaram a moça na parada de ônibus, e outras gentilezas praticadas por crianças que são o reflexo de uma sociedade podre, que só quer o próprio bem e ainda odeia ver aqueles que considera um lixo descartável enfeiando a sua paisgem.

Esta história de ser trabalhador, de se sentir valorizado por isso, é uma coisa que foi enfiada na cabeça de quem serve ao sistema, que compõe a massa trabalhadora. Nunca leu sobre isso? O mito da eficiência, mitos que fazem com que pessoas se sujeitem a servir a quem tem as rédeas do poder econômico. O empregado do ano, essas baboseiras todas. Somos, como diz o um amigo, somente boi carreiro. E ele disse que só não era boi carreiro quando estava amando, que o amor deixava as pessoas libertas, elas não se sujeitavam mais. De amor chegamos ao sexo, cuja repressão sempre serviu a regimes, e que a atual "liberdade" sexual também serve, pois movimenta negócios de bilhões com a indústria da beleza, a pornografia, os divertimentos, a telefonia, a internet. Esta desagregação social faz com que pessoas acabem consumindo muito mais, gastando mais com moradia , alimento, tachas, advogados, enfim, a pretensa liberdade sexual impulsiona negócios bilionários.

Voltando ao aspecto das camadas sociais, quando falávamos que a classe onde estão as pessoas que acabaram de sair da base da pirâmide, poderíamos ainda dizer que a maioria desses bois, quando vêem outros se dando bem com muita facilidade como é o caso de quem conquista um cargo público, entra para o futebol e essas formas mais rápidas de ascenção, ficam indignados. Se um chamado grande homem, considerado assim por sua posição econômica, que não é boi de canga, sobe ao poder, todos aplaudem . E o que é esse grande homem? Alguém que vive em situação superior, que os bois acreditam ser "diferente", que foi ungido com a tradição da sua família, alguém que está acima de todos, que sempre esteve lá e precisa de bons soldados para manter a miudeza no seu lugar, vai pagar bons salários a cargos de posição estratégica que garantem a preservação da hierarquia. Ainda sobrevive aqui a mentalidade de colonizado, que faz reverência à nobreza, que se curva diante dos superiores, à espera de uma recompensa. Cada um deve saber seu lugar. Miudeza, bem entendido, num juízo de valor porque compreende uma enorme fatia da população. Sacou? Aí vem lógicas de que rico não precisa roubar. E vem o Maluf dizendo que rouba mas faz. Uma inovação, dentro dessa mentalidade de levar vantagem em tudo. E nessa linha, até roubar papel higiênico em prédios públicos na hora de usar o banheiro. Eta vida!

Nenhum comentário: