sexta-feira, março 23, 2007

VIVA TAQUARA!

Foi uma grata surpresa constatar que minha humilde cidade foi citada várias vezes em uma crônica publicada neste Recanto das Letras. E saber que tal acontecimento se deve exclusivamente à minha participação nestas paragens, com meus despretensiosos trabalhos literários, deveria ser motivo de grande alegria.
E tudo por um acaso dos mais interessantes. Eu resolvi fazer um comentário sobre um fato que está na mídia há alguns dias. Mesmo eu não costumando assistir a noticiários de TV, fica impossível não ouvir a ladainha que se arrasta espichando de forma patética a histórai da única vítima retirada até agora, uma senhora idosa que passava pelo local. Haja defunto pra vender!!! Eu até acho mais honesto, mesmo que indecente,neste caso, o noticiário de um canal menos importante, onde ficam horas de plantão para mostrar os acidentes nesta grande metrópode paulista. - Mostra a mulher morta! grita o repórter para o câmera. - Aqui, filma aqui, olhem telespectadores, a mulher grávida dentro do carro vai ser retirada, ela está muito ferida, olhem!!
Infelizemente os noticiários vertem sangue e todo mundo sabe disso. Provavelmente não é por acaso que tal acontece. Tragédias agitam, assustam, deixam as pessas mais vulneráveis... mas não vou me estender nessas considrações. Eu falava da minha cidade. Realmente ela também faz parte do Brasil. Ainda que no extremo sul, longe do umbigo nacional, sem nenhum atrativo especial, nem imune a problemas sociais.
Eu sempre soube que nós gaúchos, por esta distância geográfica do centro do país e por outros acontecimentos no passado político brasileiro, bem como uma postura muito "bairrista" em relação a nossas coisas, sofremos certa discriminação, especialmente por parte de quem não gosta de posicionamentos digamos, incômodos. Mas o que eu não imaginava é que uma pessoa daqui de baixo como eu seria interpelada e admoestada , mesmo que de forma sinuosa, por ousar opinar sobre problemas que ocorrem na cidade de São Paulo neste instante ainda. O que eu não sabia é que precisava de licença especial para ousar dar palpites sobre grandes metrópoles, eu disse metrópoles, citei inclusive a cidade do México. Gostaria de lembrar que, além de possuirmos aqui no Rio Grande sérios problemas sociais como qualquer estado deste Brasil, também fazemos parte do território nacional, também somos brasileiros e tudo que acontece neste solo pátrio casualmente poderá despertar em nós gaúchos, sentimentos, reações, atitudes, enfim, qualquer posicionamento. E que ainda não estamos pedindo licença pra nenhuma pessoa que , sendo brasileira como nós, resolva decidir se podemos ou não opinar sobre determinado assunto. Isto sim, seria lamentável porque estaria trazendo à tona outra catástrofe que ameaça este país, que não a ecológica. Esta realmente preocupa.

Nenhum comentário: